COMO O BRILHANTE AJUDOU A CONSTRUIR A TRADIÇÃO DE PELOTAS

Um centenário de infusão cultural. Ao longo de seus cem anos, a imagem do Clube Brilhante moldou-se não apenas como aquela do desenvolvimento de um clube tradicional da cidade. Mais do que isso, a tradição abraçada pelo clube reporta diretamente ao elemento vivo da cidade de Pelotas.

Isso quer dizer que o clube atuou não apenas como um espectador cultural, mas que seus esforços foram catalizados no desenvolvimento participativo dessa cultura. Ao passo que participava, esforços eram levantados para que determinados segmentos pudessem ser ampliados e perpetuados.

Assim, essa marca tradicional estende-se do carnaval ao esporte. Durante esses períodos de transição e aperfeiçoamento, o Brilhante construiu e ergueu sua estrutura de maneira a receber e potenciar eventos carnavalescos, sociais e, por final, esportivos, com instalações adequadas ao treinamento atlético e ao desenvolvimento basilar de jovens atletas pelotenses.

A ORIGEM CARNAVALESCA

Com efervescente inspiração festiva, o Clube Brilhante, fundado em 12 de março de 1911, tem seu trintenário marcado por uma inspiração carnavalesca irradiante. Apesar de dificuldades constantes com uma sede, o clube, que se organizava por força dos carros alegóricos e dos desfiles de carnaval, tinha em suas solenidades de coroação legítimas noitadas culturais: a população espalhava-se pelas ruas e pelos teatros, ansiosa por testemunhar uma arte viva e contagiante. O Clube Brilhante, assim, contribui decisivamente para a elevação e consolidação da fama do carnaval pelotense.

TRANSFORMAÇÃO EM CLUBE SOCIAL

Nas décadas seguintes, com obstáculos superados, o clube fixa-se como um clube social de finalidade recreativa, cultural e desportiva. A composição de uma sede própria permite o investimento na organização de eventos e também na estruturação poliesportiva do clube, que passa a formar equipes de diversos esportes. Consequentemente, os anos seguintes se marcam pelo fortalecimento da estrutura esportiva e pelo desenvolvimento do potencial atlético municipal: nesses anos surgirá o ginásio poliesportivo e predominará uma filosofia de formação de atletas no interior das diversas escolas esmeraldinas.

FORÇA POLIESPORTIVA

O Clube Brilhante passa a valorizar, cada vez, mais a competição como força educativa e moral entre os jovens e, através disso, obtém reconhecimento em matéria: acumula troféus, medalhas e outros símbolos de conquista e de vitória que culminam em um crescente investimento esportivo